Incríveis doenças de pele!!! ( Imagens Chocantes)

cancropele5 Ontem publiquei um post sobre doenças raras e bizarras, e teve mais uma vez muita aceitação. A aceitação foi de tal forma que me pediram mais notícias deste tipo nos comentários e até por email. Estive a investigar sobre doenças e decidi fazer um post sobre doenças de pele. Vou vos falar de algumas das mais temíveis doenças de pele.  A especialidade médica que cuida da nossa pele é a Dermatologia. A Dermatologia cuida da investigação, diagnóstico e tratamento dos diferentes tipos de doenças de pele, além de prescrever e recomendar medidas preventivas. A pele recobre todo o corpo humano sendo o seu maior órgão, com funções muito importantes na manutenção da saúde e beleza humana. As suas principais funções são a protecção contra acções externas e contra micro organismos, tem a função de regular a temperatura do corpo, armazenamento de gorduras com reserva de nutrientes e produção de vitamina D, além disso, a pele é órgão sensorial, responsável pelo tacto, é através dos sensores da pela que percebemos o frio e o quente e podemos nos proteger. doenca-1
15% do peso do nosso corpo é constituído pela pele,  que tem três camadas, epiderme, derme e  hipoderme, sendo um órgão bem mais complexo do que nos parece. Sendo um órgão tão extenso, com tantas funções importantes e estando exposto a tantas agressões externas é normal que a pele apresente uma série de doenças, que tem diferentes causas e que precisam de tratamento adequado. O maior vilão contra a pele são os raios ultravioletas, que causam uma série de problemas, que podem ir desde manchas até o desenvolvimento de câncer de pele. As doenças de pele mais comuns, e nem por isso menos graves, são herpes, dermatites, psoríase, lúpus, acne, cancro de pele, eczemas, hanseníase, vitiligo, entre outras. ( Bico do Corvo)




Figura1

O cancro da pele é o cancro mais frequente da raça humana e tem origem nas células que constituem o tegumento cutâneo.

img1_2056d8c1dec3d12cbce646b348d189d1 Existem muitos tipos de cancro da pele mas em termos práticos são muitas vezes divididos em dois grandes grupos:
- Melanoma (melanoma maligno);
- Não-Melanoma (que inclui, carcinoma baso celular ou basalioma, e carcinoma espinocelular), etc.
O último grupo inclui os carcinomas menos perigosos, mas que podem ter mau prognóstico se não forem tratados precocemente.
O cancro da pele pode atingir pessoas de todas as idades mas é menos frequente nas crianças e adultos jovens.
O Melanoma maligno é um tipo de cancro da pele que tem origem nas células do sistema de pigmentação da pele, isto é, nas células (melanocitos) que produzem o bronzeado após a exposição ao sol. Em casos raros o cancro pode ter origem nestas células nos olhos, nas vias respiratórias, no intestino, no cérebro e em mucosas.
O Melanoma é um tipo de cancro dos mais graves e as hipóteses de sobrevivência dependem, sobretudo, de um diagnóstico e tratamento adequado e precoce.
As pessoas que estão expostas a grandes quantidades de radiação solar podem desenvolver cancro tão precocemente quanto os 20/30 anos sendo, no entanto, a maioria dos doentes mais velhos.
Quais as causas?
Estima-se que 80% dos cancros da pele sejam originados pela exposição solar intensa.
A doença é geralmente desencadeada por lesões na pele causadas pelo sol, principalmente quando ocorreram queimaduras solares (escaldão).
Um pequeno número de casos, no entanto, pode ser hereditário, podendo também ser desencadeado por exposição aos raios solares.
Os solários podem também ser causa de cancro da pele e foto-envelhecimento prematuro cutâneo.(Médicos de Portugal)


cancro_pele
cancropele1
cancropele4
cancropele3
                  








Figura2

 j61-001-vitiligoO famoso cantor Michael Jackson tinha esta doença. Vitiligo é uma doença não-contagiosa em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele. A sua etiologia ainda não é bem compreendida, embora o factor auto-imune pareça ser importante. Contudo,o stresse físico, emocional, e ansiedade são factores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença. Patologicamente, o vitiligo caracteriza-se pela redução no número ou função dos melanócitos, células localizadas na epiderme responsáveis pela produção do pigmento cutâneo — a melanina. A doença pode surgir em qualquer idade, sendo mais comum em duas faixas etárias: 10 a 15 anos e 20 a 40 anos.Essa despigmentação ocorre geralmente em forma de manchas brancas (hipocromia) de diversos tamanhos e com destruição focal ou difusa. Pode ocorrer em qualquer segmento da pele, inclusive na retina (olhos). Os locais mais comuns são a face, mãos e genitais. Os pêlos localizados nas manchas de vitiligo se tornam esbranquiçados. O local atingido fica bastante sensível ao sol, podendo ocorrer sérias queimaduras caso exposto ao sol sem protector, conferindo um risco para o desenvolvimento de câncer de pele.(Wikipedia)

vitiligo1

Vitiligo550_ab









Figura1
psoriase-1 A psoríase é uma doença de pele genética auto-imune. A palavra vem do grego e significa erupção sarnenta. É uma doença crónica, hiperproliferativa da pele, de etiologia desconhecida, mostrando uma grande variedade na severidade e na distribuição das lesões cutâneas. Na maioria dos casos, apenas a pele é acometida, não sendo observado qualquer comprometimento de outros órgãos ou sistemas. Em pequenas percentagem e casos há artrite associada. Homens e mulheres são atingidos de igual forma, na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo, no entanto, surgir em qualquer fase da vida e com grande frequência em pessoas da pele branca, sendo raras em negros, índios, asiáticos e não existe entre esquimós.
Como é uma doença que afecta a pele, órgão externo e visível, esta doença tem efeitos psicológicos não negligenciáveis. Com efeito, como a forma como cada indivíduo se vê a si mesmo está relacionada com a valorização pessoal numa sociedade que é, muitas vezes, mais sensível à aparência exterior que a outras características da personalidade, o melhor cuidado a ter com uma pessoa afectada por esta doença é dar-lhe apoio psicológico (ternura, carinho, afecto e atenção).
Muitas vezes a artrite psoriática (ou artrite psoriásica) é confundida com a gota, em função de existirem sintomas semelhantes, como articulações inflamadas e extremamente doloridas. Para que se faça um diagnóstico preciso é necessário procurar um bom reumatologista que faça um estudo do histórico de doenças que o indivíduo já teve, além de seus familiares, por ser uma doença hereditária. Às vezes é necessário fazer-se uma artroscopia. Pode-se tratar durante anos equivocadamente os sintomas da psoríase como se fossem manifestações de outras doenças. Por exemplo: dores lombares e rigidez matinal podem ser confundidas com problemas na coluna vertebral; deformações nas unhas podem ser confundidas com ataque de fungos; feridas e escamações no couro cabeludo, atrás das orelhas e nas sobrancelhas podem ser confundidas com dermatite seborréica.
Manifesta-se com a inflamação nas células da pele, chamadas queratonócitos, provocando o aumento exagerado de sua produção, que vai se acumulando na superfície formando placas avermelhadas de escamação esbranquiçadas ou prateadas. Isso em meio a um processo inflamatório e imunológico local. O sistema de defesa local, formado pelo linfócitos T, é activado como se a região cutânea tivesse sido agredida. Em consequência, liberam substâncias mediadoras da inflamação, chamadas citocinas que aceleram o ritmo de proliferação das células da pele.
Estas descobertas recentes são importantes para que drogas actuem somente no locais afectados, diminuindo os efeitos colaterais e aumentando a sua eficácia. Actualmente estão a ser testados mais de trinta medicamentos em todo o mundo. Os lugares de predilecção da psoríase são os joelhos e cotovelos, couro cabeludo e região lombossacra - todos locais frequentes de traumas (fenómeno de koebner).
O entendimento da psoríase é tão complexo que parece não uma doença, mas várias em uma só. Sendo assim imprevisível a sua evolução ou regressão.
 psoriase-2 3 DA560 1a02fig01 image016





8 comentários:

nao posso reclama das espinhas agora

nao posso reclama das espinhas agora [2]

E eu achando que minhas estrias eram o fim do mundo O.O

psoriase tenho desde 8 ou 9 anos nem lembro mais sempre tive, tive tempos criticos vendi quase tudo pra fazer tratamentos com luzes, depois fiz reiki fiz de tudo mais um pouco, hoje tenho controlada e uma pintinha que outra, é uma doença muito triste, só quem viu de perto sabe doque falo, vivi minha juventude toda escondida e de roupas comprida... praia nem pensar... hoje sou muito feliz, só que minha mocidade não volta mais, não pude colocar um vestido... é muito triste, o pior é que não mata, morremos só por dentro...

sou portadora de psoriase com orgulho

nao tenho nojo sou portadora de psoriase a 20 anos tenho minha vida normal

meu esposo tem psoriase pustulosa as vezes ele fica bem mal mais eu cuido dele passo pomadas,cremes,oleos e dou muito mais muito carinho pra ele sabe porque?eu o amo demais!!!!!!!!!!!!!!!!

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More